sábado, 3 de outubro de 2015

Homenagem a Plínio Corrêa de Oliveira

HOMENAGEM A PLÍNIO CORRÊA DE OLIVEIRA
NO 20º ANIVERSÁRIO DE SEU FALECIMENTO

Delegação de correspondentes e simpatizantes da cidade de Itu prestigiou o magno evento.





No dia 03 de Outubro de 1995, Dr. Plínio, fundador da Sociedade Brasileira da Tradição Família Propriedade, árduo defensor da Santa Igreja Católica, mestre espiritual da Contra-Revolução, entregou sua alma ímpar nas mãos do Criador.
20 anos se passaram e sua obra, continuada pelos seus fiéis seguidores nos quatro cantos do mundo, continua a defender pujantemente a Civilização Cristã e a espalhar a Mensagem de Fátima .






Pela manhã do sábado, dia 03 de outubro, reuniram-se no Mosteiro de S. Bento, na capital paulista, membros e simpatizantes das diversas TFPs espalhados pelo mundo para prestar homenagem ao seu insigne fundador. A Missa Pontifical foi celebrado pelo Bispo Dom
Athanasius Schneider , do Cazaquistão, e em seguida saiu solene cortejo até o Pátio do Colégio, local da fundação de São Paulo, ao som das marchas tocadas pela fanfarra da TFP norte-americana, onde foi realizado um ato solene com discursos em homenagem a Dr. Plinio.



A Imagem Peregrina Internacional de Nossa Senhora de Fátima, que verteu lágrimas milagrosamente em Nova Orleans, participou dos eventos.




******



MANIFESTO AO PÚBLICO BRASILEIRO





Mais de uma vez, como tantos e tantos brasileiros, o leitor deve se ter perguntado se há saída para a crise atual em que estamos imersos, ou melhor, para esta série de crises que vemos se alastrar no Brasil, na Igreja, no mundo inteiro.
E a resposta é: Sim! A crise brasileira e a crise mundial têm solução!
As vias adequadas para se chegar a essa solução foram delineadas por um grande brasileiro, objeto das homenagens que, neste 3 de outubro de 2015, lhe tributam, comovidos e agradecidos, discípulos seus vindos à cidade de São Paulo, provenientes de todo orbe.


A missão providencial do Brasil

Em 1940, aos 31 anos de idade, Plinio Corrêa de Oliveira foi designado Presidente da Junta Arquidiocesana da Ação Católica de São Paulo.
A esse título coube-lhe fazer, no encerramento do IV Congresso Eucarístico Nacional de 1942, memorável saudação às Autoridades civis e militares do País, proferida diante de meio milhão de pessoas que lotavam o Vale do Anhangabaú e aclamavam entusiasticamente seu nome: Plinio, Plinio, Plinio…. Eis uma passagem de seu discurso, que dá bem ideia do futuro de grandeza cristã que ele vislumbrava para o Brasil:
“Dia virá, em que se escreverá ‘Gesta Dei per brasilienses’ [As proezas de Deus pelos brasileiros].A missão providencial do Brasil consiste em crescer dentro de suas próprias fronteiras, em desdobrar aqui os esplendores de uma civilização genuinamente Católica, Apostólica, Romana, e em iluminar amorosamente todo o mundo com o facho desta grande luz, que será verdadeiramente o ‘lumen Christi’ que a Igreja irradia. (…) Se algum dia o Brasil for grande, sê-lo-á para bem do mundo inteiro.”
Infelizmente, os rumos que tomou o País oficial não corresponderam a tal esperança; pelo contrário, têm nos levado para o terrível descaminho em que hoje vivemos, e que a muitos parece já sem saída.
Mas, distinto desse Brasil oficial, que é cada vez mais semelhante a uma colossal engrenagem de corrupção institucionalizada a serviço de utopias anticristãs, vemos também emergir — tal como previu Plinio Corrêa de Oliveira (*) — os gérmens de outro Brasil, autêntico, profundo, sadio.
(*) Ver “Projeto de Constituição Angustia o País”, Editora Vera Cruz, São Paulo, 1987.


Emerge o Brasil das famílias


É justamente o Brasil das famílias, o Brasil cordato, laborioso, ordeiro e pacífico, que emerge nessas manifestações — que se iniciaram em 2013 e tomaram vulto maior em 2015 — e se insurge coeso contra tal intento revolucionário.
Um Brasil cujas aspirações profundas de alma, se chegarem a se explicitar inteiramente e produzir seus frutos, tendem para a restauração da ordem moral, da harmonia social, do fortalecimento e da estabilidade das famílias, ou seja, para uma civilização autenticamente cristã, ainda que para isso seja necessário atravessar convulsões e sofrimentos como os previstos em 1917 por Nossa Senhora em Fátima.
Há 25 anos, um descontentamento semelhante ocorrera no mundo comunista, que culminou com o desabamento da ex-URSS. Plinio Corrêa de Oliveira qualificou-o como Descontentamento com ‘D’ maiúsculo, isto é, “um descontentamento para o qual convergem todos os descontentamentos regionais e nacionais, os econômicos e os culturais, por muitas décadas acumulados”“um descontentamento global contra o regime comunista, contra o capitalismo de Estado, contra o ateísmo despótico e policialesco, contra tudo, enfim, que resulta da ideologia marxista, e da respectiva aplicação a todos os países agora em convulsão” (*)
(*) Manifesto: Comunismo e anticomunismo na orla da última década deste milênio, revistaCatolicismo, março/1990.
Mutatis mutandis, como não perguntar, no generalizado clamor anti-esquerdista que hoje varre o País, se não viceja algo de análogo a um imenso Descontentamento, similar ao que pôs fim ao império comunista?



Mais de 60 anos de luta



Quanto terá pesado para este novo e alvissareiro rumo da opinião brasileira e mundial a atuação do fundador da TFP, ainda é cedo para se avaliar. O certo é que, historicamente — e reconhecido até por seus próprios adversários — a luta que ele moveu ao longo de mais de 60 anos para evitar que os católicos deslizassem para a esquerda no Brasil e no mundo, foi decisiva para atalhar esse itinerário.
A constante atuação de Plinio Corrêa de Oliveira para esclarecer a opinião pública sobre as manobras de que ela estava sendo vítima, é prolongada hoje pelo Instituto Plinio Corrêa de Oliveira (IPCO) e entidades co-irmãs de 27 países nos vários continentes, e seus frutos tornam-se manifestos.

Exemplo recente é a importante contribuição do IPCO para a constituição da imensa vaga de reações populares que cobre numerosos municípios de Brasil em defesa da família e da inocência das crianças, contra o intento de impor a perversa Ideologia de Gênero nas escolas. A mobilização popular tem sido impressionante!
Por sua vez, em âmbito mundial, a Filial Súplica ao Santo Padre já obteve mais de 810 mil assinaturas em 178 países — entre elas as de 8 Cardeais, 192 Arcebispos e Bispos — tendo em vista o próximo Sínodo Ordinário dos Bispos. Os signatários pedem ao Pontífice uma palavra esclarecedora que dissipe afinal a confusão reinante sobre temas referentes à família.

Novas ameaças e redobradas esperanças

Mas, em sentido contrário, em âmbito internacional surgem novas ameaças, como o terror espalhado pelo “Estado Islâmico”, as perspectivas de outra crise financeira global, a estranha invasão de multidões de migrantes na Europa, como também a ofensiva dentro da própria Igreja Católica para que sejam aceitas as uniões homossexuais e admitidos à Comunhão sacramental os casais em situação objetiva de pecado. São como nuvens negras que cobrem o horizonte religioso, político e sócio-cultural, acenando para perspectivas de caos.
Delineia-se, assim, um quadro internacional bivalente — trevas que se adensam de um lado, luzes que se acendem de outro — cujo desfecho parece encaminhar o mundo atual para uma polarização entre as aspirações sadias, ou ao menos de inércia, de parte de muitos, e os intentos insidiosos de certas cúpulas altas e médias, visando a estabelecer uma anti-ordem revolucionária, que gera situações de uma gravidade imprevisível.

Contudo, para além dos embates que essa polarização possa ocasionar, a certeza de um porvir de grandeza cristã para o Brasil e para o mundo, que inspirou toda a atuação de Plinio Corrêa de Oliveira, permanece viva e intacta como o Cruzeiro do Sul que ilumina nosso céu.
A despeito de tantos fatores adversos, a luta que ele desenvolveu — e à qual os seus discípulos dão prosseguimento — frutifica hoje na multiplicação de reações de vulto, que autorizam as maiores esperanças para a causa católica e da civilização cristã.
*     *     *
Esse é o sentido profundo da homenagem de gratidão e reconhecimento que hoje tributamos a esse insigne líder e pensador católico, honra e glória do Brasil, com justiça denominado o Cruzado do Século XX.
Seu exemplo de fidelidade e dedicação à Igreja e à causa da civilização cristã ilumina o caminho de todos os que, como ele, confiantes no triunfo final do Coração Imaculado de Maria, conforme Nossa Senhora prometeu em Fátima, empenham-se vigorosamente em colaborar com todas as suas forças para, o quanto antes, tornar realidade essa certeza.
Esse exemplo é também um convite a todos os Descontentes com “D” maiúsculo, que se multiplicam por este imenso Brasil e pelo mundo, para se associarem à grande gesta de restauração da civilização cristã que Plinio Corrêa de Oliveira impulsionou.


As TFPs e entidades co-irmãs de 27 países dos 5 Continentes
que homenageiam Plinio Corrêa de Oliveira


Brasil
·         Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
África do Sul
·         Young South Africans for a Christian Civilization – TFP
·         Family Action South Africa
Alemanha
·         Deutsche Gesellschaft zum Schutz von Tradition, Familie und Privateigentum e.V. – TFP
·         Deutsche Vereinigung für eine Christliche Kultur (DVCK) e.V.
Argentina
·          Sociedad Civil Fatima la Grand Esperanza
Austrália
·         Australian TFP Inc.
Áustria
·         Österreichische Gesellschaft zum Schutz von Tradition, Familie und Privateigentum – TFP
Bélgica
·         Fédération Pro Europa Christiana
Canadá
·         Canadian Society for the Defence of Christian Civilization
Chile
·         Acción Familia por un Chile autentico, cristiano y fuerte
Colômbia
·         Sociedad Colombiana Tradición y Acción
·         Centro Cultural Cruzada
Espanha
·         Tradición y Acción
Estônia
·         SA Perekonna ja Traditsiooni Kaitseks 
EUA
·         American Society for the Defense of Tradition, Family, and Property – TFP
·         Tradition, Family, Property, Inc.
·         Tradition, Family, Property – Louisiana, Inc.
Filipinas
·         Philippine Crusade for the Defense of Christian Civilization
França
·         Société française pour la défense de la Tradition, Famille, Propriété – TFP
·         Fédération Pro Europa Christiana
·         Avenir de la Culture
·         Droit de Naître
Holanda
·         Stichting Civitas Christiana
Hungria
·         Magyar Alapítvány a Keresztény Civilizációért 
Irlanda
·         Irish Society for Christian Civilisation
Itália
·         Associazione Tradizione Famiglia Proprietà – TFP
·         Associazione Luci sull’Est 
Lituânia
·         Krikščioniškosios Kultūros Gynimo Asociacija
Paraguai
·         Sociedad Paraguaya de Defensa de la Tradición, Familia y Propriedad – TFP
Peru
·         Tradición y Acción por un Perú Mayor
Polônia
·         Stowarzyszenie Kultury Chrześcijańskiej im. Księdza Piotra Skargi
·         Fundacja Instytut im. Piotra Skargi
Portugal
·         Instituto Santo Condestável
Reino Unido
·         Tradition, Family, Property – TFP
Uruguai
·         Tradición y Acción por un Uruguay Auténtico, Cristiano y Fuerte

Venezuela
·         Associación Civil Resistencia (no exílio)


Nenhum comentário:

Postar um comentário