segunda-feira, 18 de junho de 2012

Não tomo Devassa!



Trecho do livro “Inocência Primeva e a Contemplação Sacral do Universo.




Após ter descrito o sabor de um chopp, o chamado«colarinho» (a espuma) e o gosto que permanece na boca depois de tê-lo bebido — «mais gostoso do que o próprio chopp» — Plinio Corrêa de Oliveira comenta:

 O chopp, como tudo que existe, é o esboço de um ser ideal que poderia ser mais perfeito.
Ser perfeito significa duas coisas: primeiro, não ter defeitos; em segundo lugar, levar as qualidades ao máximo.
Não terei entendido um chopp se não conseguir imaginar o chopp perfeito. Depois de o ter imaginado, esse chopp imperfeito me faz compreender um ser possível que é a alegria de minha vida.
A cor do chopp é muito bonita, não há dúvida, mas se ela fosse carregada de um dourado mais consistente... Falta-lhe um pouco de ouro.
De outro lado, o chopp é uma linda morada para a luz. A que entra nele e permanece é mais bela do que a que existe dentro da água. Não é dizer pouco, porque a água, sob certo ponto de vista, seria a morada ideal da luz. Mas o chopp pode tornar-se uma morada mais bela.
A caneca de chopp pode ser um comentário dele. Esse comentário não é feito por alguém, mas por um ambiente. Um conjunto de pessoas sente o mesmo a respeito do chopp, e um artista, com mais capacidade de traduzir o que todos sentem, o exprime através de uma caneca.
Uma vida vivida assim na contemplação é muito mais entretida. No chopp, eu via a possibilidade de ser muito mais do que era, e esta possibilidade me falava de Deus.
É preciso ir habituando o espírito a degustar muitas coisas deste modo. Uma pessoa que apenas gosta de chopp, que só sabe interpretar chopp, acaba bêbado. É preciso fazer essa operação de subida para o maravilhoso a respeito de um número grande de assuntos, e então a temperança muito mais normalmente se instala.*
* Reunião em 27 de dezembro de 1994.

Quem poderia fazer uma reflexão como esta tomando um copo de chopp ou cerveja levado por uma propaganda da Devassa , onde somente  a sensualidade e a depravação são levadas em conta?
Fica aqui novamente nosso protesto ituano contra uma propaganda que converte o prazer autentico de degustar uma boa cerveja em pura (impura) devassidão insultando também a honra de inúmeras mulheres que , ao contrário do que a Schincariol afirma, não possuem um lado devassa.

Assista ao vídeo : 
Lado Devassa:Todo Mundo Realmente tem?



Nenhum comentário:

Postar um comentário